Espaço independente de arte e formação cultural comandado pelo artista visual juny kp! e pela escritora Carolina Manzato em São José do Rio Preto, a casa de criar completa 10 anos de trajetória em 2025, realizando, a partir de junho, uma intensa programação com atividades envolvendo as mais diferentes linguagens artísticas, viabilizadas por três projetos contemplados por leis de incentivo.
"Somos hoje o único ambiente privado aberto para produção cultural, circulação de obras, formação de público e discussão sobre artesvisuais e incentivo à leitura na cidade. A programação que realizaremos em 2025 reforça a nossa contribuição para o desenvolvimento sociocultural de nossa comunidade, revisitando eventos idealizados por nós ao longo dessa trajetória de 10 anos e propondo novas ações de democratização do acesso à cultura", destaca juny kp!.
Para celebrar sua primeira década de história, a casa de criar realizará, ao longo do ano, o projeto casa de criar: manutenção, resistência e corpo ativo, que marca a reforma estrutural de sua sede, visando à expansão da acessibilidade e da inclusão em suas atividades.
Mobilizando uma diversidade de conhecimentos e linguagens artísticas, a programação da casa de criar: manutenção, resistência e corpo ativo traz os seguintes eventos: o clube de leitura da casa, com a realização de encontros voltados à formação de leitores literários; a matinê da casa, encontros para dançar, envolvendo encontros que buscam estimular no público a conexão entre corpo e mente; o calendário de exposições de arte contemporânea, com exposições com vernissage e visitação guiada; o @projetonacidade, com projeções de obras audiovisuais; ovideoclipe: encontros fragmentados, comações que refletem o videoclipe na cena contemporânea; e as rodinhas literárias, com encontros voltados ao incentivo da leitura literária para as infâncias.
"A casa de criar é um espaço cultural independente e disruptivo, potente e de acolhimento à diversidade em sua amplitude. Na celebração de nossos 10 anos, desejamos prosseguir e expandir", comenta Carolina.
"As exposições de arte contemporânea são um canal para artistas locais e regionais difundirem seus trabalhos, enriquecendo o diálogo cultural e ampliando horizontes estéticos, enquanto a dança é uma forma de conjuntura, mirando a alegria como meio para resistir e fortalecer", completa juny kp!.
A realização do projeto casa de criar: manutenção, resistência e corpo ativo é viabilizada pelos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.
Cultura Hip Hop
Em 2025, a casa de criar celebra a Cultura Hip Hop com uma programação composta por 455 horas de atividades, distribuídas em nove ações gratuitas distintas. Trata-se do projeto Hip Hop em Rio Preto: volta às origens, rumo ao futuro, que tem como proposta promover a formação, produção e difusão por meio da participação de artistas locais, nacionais e internacionais, propiciando, em sua sede, um espaço seguro de cultura e resistência para a juventude urbana e honrando a memória artística da cidade.
O projeto Hip Hop em Rio Preto propõe uma imersão na Cultura Hip Hop com oficinas que contemplam seus quatro elementos (rap, breaking, dj e graffiti); um curso sobre a história dessa cultura genuinamente urbana; série de bate-papos com ícones do Hip Hop rio-pretense; encontros com exibição e discussão de videoclipes de rap; além de culturas de rua e intervenções artísticas. As ações envolvem mais de 50 artistas e serão realizadas até o final do ano.
"O Hip Hop rio-pretense sempre pautou a transformação social da sua realidade e conquistou, ao longo dos últimos 40 anos, espaço no imaginário da cidade, a emancipação crítica de muitas pessoas e a emancipação econômica de jovens periféricas e periféricos. Esse projeto é a oportunidade para que a Cultura Hip Hop local - fundada na ideia de coletividade - se reconecte com a sociedade. Também entendemos que é o momento de os mais velhos e as mais velhas se perceberem fundamentais para guiarem os mais novos nessa renovação", sinaliza juny kp!.
FAL: FestivalAções Literárias
Evento ancorado no tripé leitura, literatura e educação, o FAL realizaa quarta edição em 2025, tendo como tema SUBSTANTIVAS FEMININAS: leitura, literatura e educação.
Segundo Carolina, o FAL 2025 evidencia a escrita como ferramenta poderosa de expressão, transgressão e transformação para as mulheres, envolvendo em sua programação mesas de bate-papo com autoras, educadoras e pesquisadoras; oficinas de escrita poética; leituras compartilhadas, contações de histórias e brincadeiras voltadas às crianças; e uma festa da leitura e do livro com sarau, apresentações musicais e troca de publicações.
"A escrita e a leitura permitem que as mulheres desafiem as estruturas de poder, integrem diferentes dimensões de experiência, afirmem suas identidades e exerçam sua autonomia. A escrita se torna, assim, um ato revolucionário que pode transformar tanto a linguagem quanto a própria experiência de ser mulher", enfatiza a idealizadora do festival.
A realização do projeto Hip Hop em Rio Preto: volta às origens, rumo ao futuro e da quarta edição do FAL (Festival Ações Literárias) é viabilizada pelo fomento da Lei Nelson Seixas 2024, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.
Acompanhe a programação da casa de criar no Instagram @casadecriar e visite o site www.casadecriar.com.br .
+ Stnews
Cênica apresenta o espetáculo ''Bitita – Para Não Esquecer'', neste domingo, no Centro Cultural Sesi Rio Preto
O teatro do Centro Cultural Sesi São José do Rio Preto recebe neste domingo (dia 22), a apresentação do espetáculo "Bitita – Para Não Esquecer", da Cênica. Indicada para toda...
Leia +Mostra #expolatada 4.0 e encontro sobre videoclipes de rap dão start nas comemorações dos 10 anos da casa de criar
Celebrando 10 anos de arte e resistência em 2025, a casa de criar, de São José do Rio Preto, dá start na sua programação de aniversário com a nova edição da #expolatada...
Leia +Companhia de Dança Deborah Colker apresenta novo espetáculo que reúne obra clássica de Stravinsky e cosmogonias originárias
A Companhia de Dança Deborah Colker apresenta “Sagração”. Na versão dirigida por Deborah Colker, a música clássica de Stravinsky encontra ritmos brasileiros no ...
Leia +''Entre Nós'', um filme de Gaia do Brasil, recebe público no II Ciclo de Obras Artísticas em Processo, da Azul Celeste
Nesta quinta-feira (dia 19), feriado, às 20h, o público poderá conferir o avant première de "Entre Nós", da Gaia do Brasil Produções, dentro da programação ...
Leia +Cantora Livon lança seu novo EP com show inclusivo no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
Projeto que marca a consolidação da carreira da cantora Livon, de São José do Rio Preto, como compositora e intérprete, o EP A Típica terá seu show oficial de lan...
Leia +