Esta semana traz mobilizações importantes nas áreas de direitos humanos, preservação do meio ambiente e saúde. E também comemorações muito tradicionais. Vamos começar com a data mais famosa do período: o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. A data celebra o amor, o companheirismo e movimenta a economia com os presentes e programas românticos. Só no ano passado, o Dia dos Namorados movimentou cerca de R$ 2,6 bilhões. Mas, falando de romantismo, as novas tecnologias — como os aplicativos de namoro e as redes sociais — têm ajudado cada vez mais pessoas a achar seu par.
O Dia dos Namorados não foi fixado em 12 de junho à toa. Também é uma forma de homenagear aquele que é conhecido como o santo casamenteiro, pois 13 de junho é o Dia de Santo Antônio. Esta edição reportagem explica como o frade franciscano nascido no século XII, em Portugal, se tornou o padroeiro dos matrimônios.
Direitos Humanos
Também em 12 de junho temos o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, efeméride instituída em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). A data ressalta que as atividades laborais exercidas por crianças e adolescentes prejudicam seu desenvolvimento ao não permitir que os menores tenham tempo para brincar ou estudar de forma adequada, e também expõem sua saúde e suas vidas a riscos, por conta de trabalhos insalubres e possibilidade de acidentes graves. No ano passado, a OIT alertou que 160 milhões de crianças no mundo todo trabalhavam. No Brasil, quase 40% das crianças trabalham. A boa notícia é que o trabalho infantil diminuiu 14,6% no país, de 2022 para 2023.
Meio ambiente
No dia 8 de junho é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos. A data foi estabelecida durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente realizada no Rio de Janeiro em 1992, a "Eco92", para enfatizar a importância de proteger os oceanos do planeta.
Saúde
O Dia Mundial dos Alcoólicos Anônimos, fixado em 10 de junho, comemora a data de fundação do grupo de autoajuda para pessoas com dependência de bebidas alcoólicas na cidade de Akron, nos Estados Unidos, em 1935.
O dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Apesar da transfusão sanguínea ser indispensável no tratamento de pessoas gravemente feridas e para apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos, praticamente todos os hemocentros do país sofrem com estoques insuficientes, sobretudo nas épocas do ano em que as doações caem. A efeméride estimula o ato de doar, que ajuda a salvar muitas vidas.
Preservação da memória
O Dia Internacional dos Arquivos é comemorado em 9 de junho. A efeméride foi criada pelo Conselho Internacional dos Arquivos (CIA), ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para marcar a importância desses órgãos para a eficiência das organizações, preservação da história e garantia de direitos. Anualmente, instituições culturais de todo o país realizam atividades para celebrar a data, como mostra essa reportagem da Agência Brasil de 2017.
Esporte
Há 15 anos, no dia 11 de junho de 2010, começava na África do Sul a primeira Copa do Mundo FIFA em continente africano. O país não tinha tradição no esporte e, até então, havia participado apenas dos mundiais de 2002, na Coreia do Sul e Japão, e de 2008, na França. Havia muita expectativa de que a Copa do Mundo, com toda a visibilidade inerente, incremento da infraestrutura e movimentação da economia, ajudasse no desenvolvimento da África do Sul.
Aniversariantes da semana
Neste ano, celebramos o centenário do escritor paranaense Dalton Trevisan, que nasceu no dia 14 de junho de 1925. Autor de mais de 50 livros, vencedor dos prêmios literários Jabuti e Camões (este último o mais importante da língua portuguesa), Dalton era avesso aos holofotes e não dava entrevistas desde os anos 1970. Tanto que recebeu a alcunha de “Vampiro de Curitiba”, título de um dos seus mais famosos livros. A capital paranaense, sua cidade natal, teve suas ruas e bairros eternizados em seus diversos contos. Faltou pouco para Dalton Trevisan comemorar o centenário. O escritor faleceu no ano passado, aos 99 anos.
Também prestamos aqui uma homenagem à escritora, poetisa, diretora de teatro, tradutora, desenhista, cartunista e jornalista Patrícia Rehder Galvão, mais conhecida como Pagu. Ela nasceu no dia 9 de junho de 1910. Há 115 anos, portanto. Apesar de não ter participado diretamente da Semana de Arte Moderna de 1922, ela é considerada musa do modernismo pela proximidade com o casal Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral, que a apresentaram ao movimento. Feminista e avançada para os padrões da época, Pagu atuou contra o fascismo e foi a primeira presa política do país. Sofreu 23 detenções ao longo da vida. A primeira foi em 1931, quando participou da organização de uma greve de estivadores em Santos e foi presa pela polícia de Getúlio Vargas.
Fechamos a lista de aniversariante da semana com a atriz, cantora, apresentadora e produtora paranaense naturalizada estadunidense Sônia Braga, que completa 75 anos no dia 8 de junho. Ela é eternamente lembrada por suas interpretações de personagens da literatura de Jorge Amado, como “Gabriela” (1975 e 1983), “Dona Flor e seus dois maridos” (1976) e “Tieta do agreste” (1996). Quando decidiu buscar novos ares no mercado cinematográfico norte-americano, a atriz ganhou notoriedade de público e crítica com suas atuações nos filmes “O Beijo da Mulher Aranha” (1985) e “Luar sobe Parador” (1988).
+ Stnews
Quatro em cada 10 brasileiros já foram alvo de fraudes pela internet
Um levantamento feito para o relatório semestral Global de Tendências de Fraude Omnichannel da TransUnion mostrou que 40% dos brasileiros já foram alvo de fraudes por e-mail, inter...
Leia +Inverno começa nesta sexta-feira no Hemisfério Sul
O inverno no Hemisfério Sul começa às 23h42 (horário de Brasília) desta sexta-feira (dia 20) e termina em 22 de setembro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorol...
Leia +Conheça o programa secreto de Israel que pode ter 90 bombas atômicas
Apesar de Israel não aceitar que o Irã tenha armas nucleares, diversas fontes ao longo da história indicaram que o Estado judeu mantém um amplo programa nuclear secreto desde a déc...
Leia +Sesi Franca garante o tetracampeonato do Novo Basquete Brasil
O Sesi Franca garantiu o tetracampeonato do NBB (Novo Basquete Brasil) após derrotar o Minas por 86 a 73, na noite desta quarta-feira (18) no Ginásio Poliesportivo Pedr...
Leia +Riopreto Shopping recebe evento gratuito sobre saúde mental com especialistas da área médica e neurociência
A saúde mental pode ser construída? A resposta para essa pergunta será debatida em um encontro especial que acontece no dia 25 de junho (quarta-feira), às 19h30, no Rio...
Leia +