O artista transdisciplinar Wagner Orniz realiza, nesta quinta e sexta-feira (dias 13 e 14), na biblioteca do Ibilce/Unesp, as sessões de estreia de deepVIEW, uma obra de arte digital interativa em Realidade Virtual (VR) que convida o público a uma experiência sensorial única através de paisagens cromáticas abstratas.
Por meio deste projeto, que estará disponível gratuitamente tanto online quanto presencialmente, o artista busca dissolver os limites entre espectador e obra de arte. Será disponibilizado óculos de realidade virtual para que os participantes possam interagir com a obra.
Inspirada pelo abstracionismo geométrico, pela técnica Color Field – popularizada por artistas como Mark Rothko e Adolph Gottlieb – e pela teoria da cor de Josef Albers, deepVIEW transporta os visitantes para ambientes virtuais compostos por formas geométricas e cores expressivas, convidando os espectadores a olharem profundamente para a obra, como se estivessem "dentro do quadro".
O espectador pode escolher entre três experiências ou quadros interativos, cada um evocando uma sensação distinta: "calma", "euforia" e "tensão". A obra possui caráter generativo, ajustando-se aos movimentos de cada usuário, o que proporciona experiências únicas para cada espectador.
Segundo Orniz, a sonoplastia é parte fundamental da experiência. "Ao se aproximar de cada forma no ambiente virtual, o espectador ouve sons que complementam a experiência visual (ondas senoidais suaves ou sons metálicos), criando uma imersão multissensorial completa", explica.
Workshop online
O artista rio-pretense também realiza um workshop gratuito de criação de ambientes virtuais, na plataforma Google Meet, neste sábado (15/3), das 10h às 12h. Os participantes serão introduzidos às tecnologias utilizadas na produção da obra deepVIEW e poderão criar seu próprio ambiente virtual imersivo.
Wagner Orniz, 35 anos, é bacharel em Moda, especialista em Mídias Digitais e mestre em Análise do Discurso. Atua como artista transdisciplinar, pesquisador e arte educador. Sua produção é pautada pelo tensionamento entre modernidade e tradição.
Trabalhando com suportes múltiplos, o artista narra histórias de diferentes naturezas por meio de performances, objetos, instalações e imagens. Se interessa pelas imbricações entre arte, tecnologia e ciência, pela geografia e sua paisagem social, por artefatos criados pelo homem e pela natureza.
A realização de deepVIEW é feita com recursos da Lei Paulo Gustavo São José do Rio Preto, por meio Secretaria Municipal de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço
deepView, de Wagner Orniz
Dias 13 e 14/3 (quinta e sexta-feira), das 12h às 14h e das 17h às 19h
Biblioteca Prof. Dr. Edoardo Querin – Ibilce/Unesp (Rua Cristóvão Colombo, 2265)
Com intérprete de Libras
Grátis (por ordem de chegada)
Workshop: Esculpindo pixels: criando ambientes virtuais acessíveis, com Wagner Orniz
Dia 15/3 (sábado), das 10h às 12h
Online e síncrono por meio da plataforma Google Meet
Requisitos: acesso a um computador com internet; conhecimentos básicos de HTML (desejável)
Com intérprete de Libras
Grátis
Inscrições: www.wagnerorniz.com/workshops
+ Stnews
Zeca Baleiro faz show na próxima sexta (dia 18), no Sesc Rio Preto
O Sesc Rio Preto apresenta no dia 18 de julho, às 21h o cantor, compositor, cronista e músico Zeca Baleiro, no show "Zeca Baleiro e Quarteto". O espetáculo inclui canções mar...
Leia +Companhia Azul Celeste faz estreia nacional de espetáculo inédito inspirado no mito de Édipo
A Companhia Azul Celeste, com 36 anos de trajetória na cena teatral brasileira, realiza nesta semana a estreia nacional de sua mais nova criação: Aquele que tem os pés inchad...
Leia +FIT abre inscrições para ações de colaboração artística nesta quinta-feira
Residência artística multidisciplinar que resulta na integração de participantes ao espetáculo, oficina de criação de pré-projeto cultural e workshop intensivo de...
Leia +Lançamento do livro e exposição ''O Andar da Fé'' acontece em Rio Preto
Nesta noite (dia 8), às 19h30, na Praça 4 de Eventos do Riopreto Shopping, será realizado o lançamento do livro-reportagem (Serifa Editora, 152 páginas) e a abertura da...
Leia +Quarta edição do festival de leitura da casa de criar celebra a mulher na literatura
Evocando a literatura feita por, para e sobre mulheres, a casa de criar promove, de 13 a 16 de julho, em sua sede na região norte de São José do Rio ...
Leia +