Pela quarta vez consecutiva, a rede de óticas Mercadão dos Óculos se manteve entre as 30 maiores franquias do Brasil, de acordo com o Ranking 50 Maiores Franquias 2024, organizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A marca encerrou o ano com 662 lojas, ocupando a 30ª posição.
"Estamos orgulhosos por mais uma vez sermos reconhecidos como uma das 30 maiores franquias do Brasil. Esse feito reflete o crescimento no número de lojas e o compromisso com a excelência no atendimento ao cliente e na oferta de produtos de qualidade", comenta Gustavo Freitas, CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos.
A rede de óticas Mercadão dos Óculos foi fundada em 2012, em São José do Rio Preto (SP), e se tornou franquia em 2013. Atualmente, conta com unidades em todas as regiões do Brasil. Para este ano, a meta é comercializar 200 novas lojas, com destaques para crescimento em Minas Gerais e na região Nordeste.
Minas Gerais é o estado com maior número de municípios, onde estão localizadas mais de 40 franquias da rede de óticas Mercadão dos Óculos. De acordo com Freitas, o estado oferece possibilidades de crescimento em cidades menores e regiões do interior. "Nelas, a demanda por produtos óticos de qualidade tem crescido, mas ainda enfrenta carência de opções especializadas", comenta.
Já na região Nordeste, o CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos destaca o estado da Bahia, onde estão mais de 15 lojas. "Embora a expansão seja para todo Nordeste, a Bahia como foco estratégico se destaca pelo tamanho da população e por um mercado cada vez mais receptivo ao franchising", diz.
De pequenas a grandes cidades
Atualmente a rede de óticas Mercadão dos Óculos conta com cerca de 750 franquias e oferece três opções de investimentos: o super fit (R$ 170 mil), voltado para cidades de até 15 mil habitantes; o fit, de até 30 mil habitantes (R$ 210 mil); e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.
"Dessa forma, conseguimos atuar em todas as regiões do Brasil, do interior à capital, levando acessibilidade e qualidade visual para consumidores de diferentes perfis e localidades", explica o executivo da rede de óticas Mercadão dos Óculos.
"Nossa presença abrangente reflete o compromisso em democratizar o acesso a óculos de qualidade, com preços competitivos e serviços personalizados que atendem tanto grandes centros urbanos quanto pequenas cidades", diz.
Segundo a ABF, o setor cresceu 13,5% em 2024 em comparação com 2023, faturando R$ 273 bilhões. Já o segmento de saúde, beleza e bem-estar, do qual a rede de óticas Mercadão dos Óculos faz parte, subiu 16,5%, com faturamento de R$ 64,8 bilhões.
Inovação e internacionalização
Todos os anos, a rede de óticas Mercadão dos Óculos investe em tecnologia. Está em fase de testes um totem digital que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).
A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. "É uma ferramenta inovadora, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja", destaca Gustavo Freitas, CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos.
Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos iniciou um processo de internacionalização de franquias, em Portugal. Antes disso, pilotou três unidades próprias no país: duas na cidade do Porto e uma em Lisboa.
Para ser um franqueado em Portugal, o investimento é a partir de € 70 mil (R$ 420 mil), incluso taxa de franquia, mobiliário e estoque inicial. O tíquete médio é entre € 90 e € 100 (R$ 541 e R$ 602) e o retorno do investimento entre 20 e 24 meses. De acordo com Freitas, o objetivo é chegar a 10 franquias até o final de 2025.
Prêmios e certificações
A rede de óticas Mercadão dos Óculos já recebeu por seis vezes o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.
Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos recebeu por oito vezes Cinco Estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.
Como adquirir uma unidade
Para adquirir uma franquia da rede de óticas Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é de 11 a 18 meses.
Visite a página https://institucional.mercadaodosoculos.com.br/expansao-franquia/ e conheça as vantagens de ser um franqueado Mercadão dos Óculos.
Ficha técnica Super Fit (cidades com até 15 mil habitantes)
Investimento: A partir de R$ 170 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Área média para instalação: 20m² a 25m²
Faturamento médio anual: R$ 600 mil
Lucro médio mensal: de 25% a 35% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 10 meses a 13 meses
Ficha técnica Fit (cidades com até 30 mil habitantes)
Investimento: R$ 210 mil
Taxa de franquia: R$ 55 mil
Área média para Instalação: 25m² a 45m²
Faturamento médio anual: R$ 800 mil
Lucro médio mensal: de 20% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 11 meses a 13 meses²
Ficha técnica Tradicional (cidades acima de 30 mil habitantes)
Investimento: a partir R$ 250 mil
Taxa de franquia: de 55 mil a 75 mil
Área média para Instalação: 40m² a 70m²
Tipo de negócio: Ótica
Ano de fundação: 2012
Ano de fundação do franchising: 2013
Número de funcionários: 4
Número de unidades próprias: 0
Royalties: 5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 2%
Faturamento médio anual: R$ 1 milhão
Lucro médio mensal: de 18% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 13 meses a 18 meses
Sobre o Mercadão dos Óculos
O Mercadão dos Óculos é uma rede de óticas com cerca de 750 unidades, fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012. A franquia oferece um modelo de negócio rentável para cidades pequenas e capitais, com produtos de qualidade que acompanham a moda e tecnologia óptica internacional. Em 2017, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023, recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para outras informações, acesse www.mercadaodosoculos.com.br
+ Stnews
Gigante têxtil completa 103 anos no mercado e abre as portas de sua 20ª loja
Com uma trajetória que alia tradição e inovação, a Altenburg, empresa familiar catarinense considerada uma das maiores indústrias têxteis do país, completa esta semana ...
Leia +SmartEnvios inaugura operação em São José do Rio Preto
A SmartEnvios, plataforma online de gestão logística, inaugura em São José do Rio Preto sua décima franquia no estado de São Paulo com uma agência de postagens in...
Leia +Poty e Ball lançam lata do energético PUSH com selo sustentável ASI
A Poty Cia. de Bebidas e a Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, anunciam o lançamento da lata do energético PUSH com o selo da Certif...
Leia +Com 25 anos de história, Monte Carlo conquista primeiro lugar do prêmio ''O posto mais bonito do Brasil''
A Rede de Postos Monte Carlo, uma das principais redes do Brasil no segmento varejo de combustíveis com 60 postos malls rodoviários e urbanos, comemora 25 anos de histó...
Leia +Riopreto Shopping recebe primeira unidade da Toutsie do estado de São Paulo
A Toutsie é mais que uma sobremesa; é uma experiência única e deliciosa e acaba de inaugurar uma unidade, a primeira do estado de São Paulo, na Praça 3 de Eventos do Ri...
Leia +