Ivan Feitosa / SMCS
O Dia de Mobilização Nacional da Vacinação contra a Gripe — chamado de Dia D — será realizado neste sábado (dia 10). Em Rio Preto, sete unidades básicas estarão abertas das 8h às 15h para vacinar os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde.
As UBSs que funcionarão no sábado são: Estoril, João Paulo II/Jaguaré, Parque Industrial, Santo Antonio, São Deocleciano, Solo Sagrado e Vetorazzo.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação e, se houver, carteira de vacinação. Além da vacina contra Influenza, os grupos prioritários poderão receber outros imunizantes que estejam em atraso.
Este ano, o Ministério da Saúde estabeleceu metas de cobertura vacinal para três grupos: crianças, idosos e gestantes. Até o momento, a adesão tem sido baixa. A cobertura vacinal entre as crianças é a menor, com apenas 9,16%. Entre os idosos, o índice é de 22,76%, e entre as gestantes, 27,25%.
Esses grupos devem receber a dose que protege contra três tipos de vírus: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.
Ao todo, 37.418 pessoas já foram imunizadas contra a gripe em Rio Preto. A cobertura geral da campanha está em 19%, enquanto a meta do Ministério da Saúde é atingir 90%.
Grupos prioritários da campanha:
- Idosos;
- Gestantes;
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Puérperas;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com comorbidades;
- Trabalhadores da saúde;
- Professores do ensino básico e superior;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Profissionais das forças armadas;
- Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Trabalhadores dos correios;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
- Pessoas em situação de rua;
- Povos indígenas e quilombolas.
Vacinação extramuro
Para ampliar a cobertura vacinal, a Secretaria de Saúde também está vacinando idosos em Instituições de Longa Permanência, acamados em domicílio, e crianças em escolas municipais do ensino infantil. Até agora, mais de 20 unidades escolares já receberam as equipes de vacinação. Até o final de maio, outras estão confirmadas.
Onde se vacinar?
Além do sábado, as doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS João Paulo II/Jaguaré, o horário é ampliado até às 18h30, enquanto na UBS Solo Sagrado, o horário é até às 19h.
Nos atendimentos noturnos das unidades básicas de saúde, a vacinação também está sendo realizada.
Confira os endereços das salas de vacina.
A vacinação é realizada por ordem de chegada, mediante apresentação dos documentos pessoais e, se houver, a carteira de vacinação.
Com Letícia Greco/Pref. de Rio Preto
+ Stnews
Quem é o papa Leão XIV: próximo de Francisco e missionário no Peru
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi apresentado no início da tarde de quinta-feira (dia 8) ao mundo como o 267º papa da Igreja. O nome esc...
Leia +BC limita valores entre registradoras de recebíveis de cartões
As tarifas entre entidades que registram recebíveis de cartões terão um limite a partir do dia 1º de junho. O Banco Central (BC) aprovou resolução nesta quinta-feira (dia 8) ...
Leia +Conclave: Vaticano tem fumaça preta após nova votação do conclave
Pela terceira vez desde o início do conclave, a fumaça preta subiu pela chaminé instalada sobre a Capela Sistina, sinalizando que a segunda votação do dia e a terceira ...
Leia +Dia das Mães: gasto médio com presente deve ser de R$ 298, diz Sebrae
O gasto médio com presentes para o Dia das Mães, nos pequenos negócios, deverá ser de R$ 298,20, segundo estimativa divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apo...
Leia +Estudo aponta riscos de tecnologias de reconhecimento facial
Sorria! Seu rosto está sendo não só filmado, mas também classificado, comparado e identificado, principalmente por órgãos públicos de segurança, na maioria ...
Leia +