NOTAS

Confira regras do IRPF 2025 prazo para declaração começa na segunda

Confira regras do IRPF 2025 prazo para declaração começa na segunda
Declaração pré-preenchida estará disponível a partir de 1º de abril
📸 Divulgação

Uma das principais ferramentas que agiliza a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, a declaração pré-preenchida atrasará este ano. O documento, que traz as informações do contribuinte apuradas pelo Fisco, só estará disponível a partir de 1º de abril.

Este ano, o prazo de entrega da declaração começa na próxima segunda-feira (dia 17), às 8h, e termina em 30 de maio, às 23h59min59s. O Fisco espera receber 46,2 milhões de declarações, quase 3 milhões a mais que as 43.212.426 declarações entregues em 2024.

Nos últimos anos, a declaração pré-preenchida estava disponível por volta de 15 de março, no primeiro dia da entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Segundo o subsecretário de Gestão Corporativa da Receita, Juliano Brito (Foto D), fatores internos, inclusive a greve na Receita Federal, provocaram o atraso em duas semanas.

“O melhor era ser lançado tudo junto. Não foi possível. Tivemos dificuldades internas que impediram que isso acontecesse. Não aconteceu o que a gente queria. O movimento reivindicatório [dos servidores da Receita Federal] não ajuda nesse tipo de atividade”, explicou Brito.

Criada em 2014, a declaração pré-preenchida passou a ser fornecida ao programa gerador da Declaração do Imposto de Renda em 2020. A importação dos dados da declaração pré-preenchida evoluiu de 1,2% das declarações, em 2021, para 41,2% no ano passado. Para este ano, a Receita espera que 57% das declarações sejam pré-preenchida.

“Não vamos esperar o dia 1º de abril para liberar as informações para vocês. À medida que as informações forem sendo carregadas [para a base de dados da Receita], vamos disponibilizá-las para quem usa o programa gerador”, explicou o responsável pelo programa do Imposto de Renda 2025, auditor-fiscal José Carlos da Fonseca (Foto E).

A declaração pré-preenchida virá com as seguintes informações:

     Informações da declaração anterior do contribuinte: identificação, endereço;

     Rendimentos e pagamentos da Dirf, Dimob, DMED e Carnê-Leão Web;

     Rendimentos isentos em função de moléstia grave e códigos de juros (inclusive RRA);

     Rendimentos de restituição recebidas no ano-calendário;

     Contribuições de previdência privada;

     Atualização do saldo de conta bancária e poupança;

     Atualização do saldo de Fundos de investimento;

     Imóveis adquiridos no ano-calendário;

     Doações efetuadas no ano-calendário;

     Informação de Criptoativos;

     Conta bancária/poupança ainda não declarada;

     Fundo de investimento ainda não declarado;

     Contas bancárias no exterior.

Segundo Fonseca, as quatro primeiras informações deverão estar disponíveis na segunda-feira, com os demais dados sendo acrescentados gradualmente. 

A partir deste ano, os dados de contas bancárias no exterior foram incluídos na declaração pré-preenchida, após a legislação determinar a tributação de offshores (empresas de investimentos em outros países) e rendimentos no exterior.

Outras mudanças

A declaração do Imposto de Renda terá poucas mudanças em relação ao ano passado. As principais são as situações em que o contribuinte está obrigado a entregar o documento, por causa do reajuste da faixa de isenção no ano passado.


+ Stnews

Entenda proposta de acordo do INSS para devolução de descontos ilegais

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou nesta quarta-feira (dia 2) ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma proposta de acordo para iniciar, a partir de 24 de julho, o ressa...

Leia +

Energia elétrica fica mais cara em SP a partir de sexta-feira (dia 4)

O reajuste anual da concessionária Enel entra em vigor a partir desta sexta-feira (dia 4) em São Paulo. O efeito médio será de 13,94% de aumento nas tarifas para os consumido...

Leia +

Inscrições para o CNU 2025 começam nesta quarta-feira

As inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) começam nesta quarta-feira (dia 2), às 10h, e vão até as 23h59 minutos de 20 de julho, horár...

Leia +

Cerca de 11,4 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack

Levantamento divulgado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) estimou que cerca de 11,4 milhões de brasileiros, considerando os maiores de 14 anos, já u...

Leia +

Queda de avião de pequeno porte deixa dois mortos em Rio Preto

Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta terça-feira (dia 1º), no município de São José do Rio Preto (SP), deixando duas pessoas mortas no acidente.De acordo...

Leia +