A Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp) realiza nesta terça-feira (dia 6), dois encontros gratuitos com foco na Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), atualizada recentemente pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Voltadas a públicos distintos, mas complementares, as atividades têm como objetivo oferecer orientação técnica e prática sobre as novas exigências da norma, que passa a contemplar com maior ênfase os riscos psicossociais nas organizações.
A NR-1 estabelece as disposições gerais sobre saúde e segurança no trabalho e é considerada a norma matriz das demais regulamentações que tratam do bem-estar dos trabalhadores. Suas atualizações mais recentes incluíram a obrigatoriedade de avaliações mais amplas, envolvendo não apenas os fatores físicos e ergonômicos, mas também os riscos psicossociais, como o estresse, a ansiedade, a sobrecarga emocional e os conflitos interpessoais que, quando não reconhecidos e prevenidos, impactam diretamente a produtividade e o clima organizacional.
“As mudanças na NR-1 evidenciam que saúde mental deixou de ser um tema secundário nas empresas. Hoje, ela é uma variável direta de produtividade, competitividade e gestão responsável. Esses eventos são fundamentais para preparar profissionais e lideranças empresariais para essa nova realidade, enquanto a fiscalização que se inicia agora em maio terá caráter orientativo, sem aplicação de multas. O adiamento das punições configura um fator estratégico de tempo para que possamos nos capacitar e sabermos como agir de maneira preventiva”, explica a vice-presidente da Acirp, Daniela Brandi.
O primeiro encontro promovido pela Acirp, no Auditório Acirp “Anatol Konarski”, será realizado às 16h e tem como público-alvo os profissionais da psicologia. Intitulado “NR-1: Ferramentas de Avaliação Psicológica e Aspectos Psicossociais”, o evento abordará os instrumentos técnicos que possibilitam a identificação, monitoramento e prevenção de fatores de risco psicossocial no ambiente de trabalho. A condução ficará a cargo da psicóloga Alessandra Kinjo, especialista em avaliação psicológica e consultora da Vetor Editora, uma das maiores referências nacionais na produção de testes validados. A iniciativa visa contribuir para a atualização profissional de psicólogos organizacionais, que agora assumem papel central na adequação das empresas às exigências legais.
Já às 19h, no mesmo dia e local, ocorre o segundo evento: um encontro voltado a empresários, gestores, profissionais de Recursos Humanos e demais interessados em compreender o novo cenário regulatório. A proposta é apresentar um panorama completo sobre as principais implicações da NR-1 e orientar os participantes sobre as ações que devem ser implementadas no curto, médio e longo prazo para assegurar a conformidade com a norma. O encontro contará com a participação de especialistas renomados, entre eles o advogado Sérgio Vicente, especialista em direito trabalhista; o médico do trabalho Wilson José Custódio, da Usualmed; a psicóloga Alessandra Kinjo; e a vice-presidente da Acirp, Daniela Brandi, que também é psicóloga organizacional. Após as exposições, será promovido um bate-papo interativo para esclarecimento de dúvidas.
O evento conta com o apoio da Lógica que comemora 30 anos de história em São José do Rio Preto. A Lógica, representante exclusiva da Editora Vetor na região, intermediou a vinda da especialista e também estará com um espaço no evento para os participantes conhecerem ferramentas de avaliação psicológicas para serem implantadas no ambiente corporativo como TRL, Bolie, Ebadep, Event, entre outras.
“A realização desses encontros reforça o compromisso da Acirp com a capacitação técnica e com a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis, produtivos e em conformidade com a legislação vigente. Ao integrar a saúde mental como eixo estratégico da gestão empresarial, a NR-1 atualiza o entendimento sobre o papel das organizações na preservação do bem-estar coletivo, evidenciando que a competitividade e o desempenho estão diretamente relacionados à prevenção de riscos psicossociais e à valorização das pessoas”, complementa Brandi.
Ambos os eventos são gratuitos, com vagas limitadas, e ocorrem no Auditório Acirp, na Avenida Bady Bassitt, 4052. As inscrições podem ser realizadas por meio do site oficial da entidade ( www.acirpriopreto.com.br ).
+ Stnews
Quem é o papa Leão XIV: próximo de Francisco e missionário no Peru
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi apresentado no início da tarde de quinta-feira (dia 8) ao mundo como o 267º papa da Igreja. O nome esc...
Leia +BC limita valores entre registradoras de recebíveis de cartões
As tarifas entre entidades que registram recebíveis de cartões terão um limite a partir do dia 1º de junho. O Banco Central (BC) aprovou resolução nesta quinta-feira (dia 8) ...
Leia +Conclave: Vaticano tem fumaça preta após nova votação do conclave
Pela terceira vez desde o início do conclave, a fumaça preta subiu pela chaminé instalada sobre a Capela Sistina, sinalizando que a segunda votação do dia e a terceira ...
Leia +Dia D da vacinação contra gripe em Rio Preto será neste sábado (dia 10)
Ivan Feitosa / SMCSO Dia de Mobilização Nacional da Vacinação contra a Gripe — chamado de Dia D — será realizado neste sábado (dia 10). Em Rio Preto, sete unidades bási...
Leia +Dia das Mães: gasto médio com presente deve ser de R$ 298, diz Sebrae
O gasto médio com presentes para o Dia das Mães, nos pequenos negócios, deverá ser de R$ 298,20, segundo estimativa divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apo...
Leia +