O psicólogo Alexandre Zampieri, do Ciclo de Mutação, realiza neste sábado (dia 17), o lançamento do livro de sua autoria "Em busca do coração. Uma história de busca e encontro na adoção", que ocorrerá a partir das 14 horas em sua clínica, em Rio Preto.
Zampieri afirma que a principal motivação para escrever o livro foi a maneira lúdica que encontrou de contar para a filha dele sobre como se deu sua própria adoção.
"Queria que ela compreendesse essa parte importante da nossa história familiar de uma forma leve e acessível. Além de vir essa motivação da minha própria história de adoção, foi essa jornada que me moldou como pessoa e como pai", diz o psicólogo.
Ele ainda complementa que sentiu necessidade de compartilhar essa experiência não só para contar sua história de forma lúdica para as crianças, mas também para ajudar outras pessoas a esclarecerem algumas fantasias e preconceitos que ainda existem sobre a adoção.
Esse é o primeiro livro que Zampieri lança e escrevê-lo foi uma junção de desafio e emoção ao mesmo tempo.
A história 'Em Busca do Coração' é um relato tocante sobre a jornada de Melina e Gilberto, um casal determinado a encontrar o filho que sempre sonharam em ter. Após receberem uma ligação, ambos embarcam em uma viagem cheia de emoções até uma cidade distante, onde encontram o pequeno Alex, um bebê tão especial quanto o amor que sentem por ele. Com o passar do tempo, Alex se une à irmã Nina, formando uma família unida pelo carinho e pela jornada de crescimento mútuo.
Esta narrativa encantadora celebra a adoção, o amor incondicional e a força dos laços familiares, mostrando que a verdadeira família é construída não apenas pelo sangue, mas pela conexão profunda que compartilhamos uns com os outros.
Baseado em sua experiência como psicólogo, Zampieri acredita que a adoção tende a dar certo quando vários fatores se alinham. Primeiramente, a preparação adequada e expectativas realistas são essenciais, com os pais adotivos informando-se e participando de um grupo multidisciplinar como advogado em direito da família, assistente social, psicólogo, médico e enfermeiro.
O grupo é fundamental para garantir que o processo seja conduzido de maneira eficiente e centrada no bem-estar do adotado, principalmente, se for um bebê, oferecendo suporte integral a todas as partes envolvidas.
Ele espera que o livro inspire mais pessoas a adotar. "A adoção é uma maneira poderosa de transformar vidas e proporcionar um futuro melhor para crianças ou adolescentes em necessidade".
Segundo Zampieri aumentar o número de adoções pode oferecer grandes benefícios tanto para as crianças quanto para as famílias adotivas. Porém, ressalta, que é importante lembrar que a jornada da adoção é guiada pelo amor e pela dedicação. "Entenda que o processo de adoção pode ter altos e baixos. Esteja preparado para enfrentar desafios e seja paciente consigo mesmo(a)", conclui Zampieri.
Serviço
Lançamento do livro: Em busca do coração. Uma história de busca e encontro na adoção.
Quando: Sábado (dia 17), a partir das 14 horas
Onde: no Ciclo de Mutação, situado à Rua Orsini Dias Águiar, 511 - Jd. Alvorada
Informações: (17) 3222-4226
+ Stnews
Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio
Em 2025, crianças de 2 meses, 4 meses e 6 meses recebem exclusivamente a vacina injetável para prevenir casos de poliomielite, também conhecida como p...
Leia +Última etapa da Campanha de vacinação de Rio Preto acontece neste sábado
Depois de onze etapas consecutivas, a Campanha Sabadou, Vacinou chega à última edição deste ano, com sete unidades básicas de saúde abertas neste sábado (dia 14), para ...
Leia +Vai viajar nas férias? Confira dicas para garantir a segurança e o bem-estar do seu bichinho
Com a proximidade das férias, período em que muitas famílias com pets começam os preparativos de suas viagens, é fundamental lembrar que os cuidados com os ...
Leia +Veja os mitos e verdades sobre o assunto o HIV e a Aids
O Dezembro Vermelho visa conscientizar a população sobre o HIV, a AIDS e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A Campanha Nacional de Prevenção às in...
Leia +Médico alerta para o risco de pé diabético em pacientes
No Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta quinta-feira (dia 14), a Federação Internacional do Diabetes (IDF) alerta a população para uma das preocupações ...
Leia +