CULTURA

FIT abre inscrições para ações de colaboração artística nesta quinta-feira

FIT abre inscrições para ações de colaboração artística nesta quinta-feira
Atividades focam processos de trocas enquanto práticas criativas e as pessoas interessadas devem se inscrever pela plataforma Sympla
📸 Weslei Soares

Residência artística multidisciplinar que resulta na integração de participantes ao espetáculo, oficina de criação de pré-projeto cultural e workshop intensivo de palhaçaria para intervenções sociais integram o eixo “Ações de Colaboração Artística” do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), que acontece de 17 a 26 de julho. As inscrições são gratuitas e começam nesta quinta-feira (dia 10), na página do festival na plataforma Sympla, com vagas limitadas. Voltadas para diversos públicos, as atividades acontecem na Casa de Cultura Dinorath do Valle.

Em conexão com obras presentes no festival, a jornada propõe o estabelecimento de processos de trocas enquanto práticas criativas baseadas em escuta ativa, compartilhamento de referências, técnicas e vivências. Em comum, as atividades visam à construção conjunta de resultados e experiências, numa relação horizontal e dinâmica, em busca de favorecer um campo de experimentação que contribua para uma produção simbólica coletiva e viva.

Na Residência Multidisciplinar com Participação Cênica – Floresta Invertida, coordenada pela equipe do espetáculo itinerante presente no FIT e voltada ao público feminino, o foco são práticas colaborativas, formação integrada e criação coletiva em contexto urbano. Trata-se de uma série de atividades que propõe  um processo formativo teórico-prático que culminará na integração das participantes ao elenco e à equipe de “Floresta Invertida” durante sua apresentação no FIT Rio Preto.

Já a Oficina de Palhaçaria para Intervenções Sociais - Tudo Está em Jogo será orientada pelas artistas Beatriz Sayad e Agustina Pezzani, do espetáculo “O Errático Comportamento dos Seres” (co-produção Brasil-Uruguai). Nela, serão compartilhadas ferramentas aprendidas e desenvolvidas pela dupla em suas diversas experiências como palhaças e, especificamente, em suas intervenções em hospitais. A ação destina-se a pessoas com experiência em palhaçaria ou outras artes cênicas a partir de 16 anos e com interesse em intervenções em espaços públicos.

Na Oficina Artista Produtor – Criando um Pré-Projeto Teatral com Paixão e Potencial Lucrativo, coordenada pela atriz e produtora cultural Juliana Martins, o objetivo é a elaboração de um pré-projeto cultural a partir de uma necessidade pessoal de expressão artística de cada participante. O público-alvo são atores, diretores, autores e profissionais de teatro em geral.

Centro Cultural Sesi Rio Preto

Durante o festival, o Centro Cultural Sesi Rio Preto também oferecerá uma programação de oficinas. Serão cinco atividades, na Sala Múltiplo Uso, envolvendo artes cênicas, bonecos e formas animadas e artes visuais. Nesse caso, as inscrições são por meio do site riopreto.sesisp.org.br, pelo Meu Sesi e também começam dia 10 de julho.

Realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o FIT chega em 2025 aos 56 anos de história e 23 edições internacionais. Ao longo de 10 dias, o festival promove uma programação gratuita e descentralizada, com 47 obras e 111 apresentações em teatros, ruas e praças de diferentes regiões da cidade. O lema da edição 2025 reforça esse propósito: “O FIT é de todos e cada canto é um palco”.


Floresta Invertida - 📸 Weslei Soares

Confira abaixo a programação completa das ações de colaboração artística e oficinas:

Ações de Colaboração Artística – FIT Rio Preto 2025

Inscrições: gratuitas, a partir de 10 de julho (quinta-feira), no site https://www.sympla.com.br/produtor/fitriopreto

Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle 
Endereço: Rua Roberto Símonsen, 120 - Chácara Municipal

Residência Multidisciplinar com Participação Cênica – Floresta Invertida 
Coordenação: elenco e equipe do espetáculo itinerante “Floresta Invertida”
Datas das atividades: 21 e 22/07, das 9h às 13h; 23/07, das 9h às 13h e das 15h às 18h; 24 e 25/07, das 14h às 18h
Datas das apresentações: 24 e 25 de julho, às 16h (início na Praça Dom José Marcondes)
Público-alvo: prioritariamente mulheres com disponibilidade integral para todas as atividades e apresentações, pois o processo culmina na participação ativa no espetáculo
Vagas: 40, distribuídas conforme abaixo: 
10 vagas para musicistas  (instrumentistas/ percussionistas trazendo seus próprios instrumentos, como timbal, ganzá, tamborim, pandeiro, surdo, alfaia, zabumba, entre outros);
10 vagas para participantes do coro cênico (atrizes/cantoras com interesse em atuação, voz e presença cênica, sendo que serão trabalhadas práticas vocais, corporais e dramaturgia poética vinculada à construção do espetáculo);
10 vagas para pessoas interessadas na área de produção cultural  (para vivenciar conteúdos e práticas de produção colaborativa, logística de eventos e festivais, organização de equipes e ações em espaços não convencionais);
10 vagas para pessoas interessadas na área de figurino e adereços (pessoas com facilidade para trabalhos manuais como costura, customização, confecção artesanal, colagem e criação de elementos visuais da cena, sendo que artesãs, aderecistas e interessadas em figurino são bem-vindas)

Sinopse: Residência artística multidisciplinar com foco em práticas colaborativas, formação integrada e criação coletiva em contexto urbano. As oficinas, voltadas para o público feminino, propõem  um processo formativo teórico-prático, que culmina na integração das participantes ao elenco e à equipe do espetáculo itinerante “Floresta Invertida”, durante sua apresentação no FIT Rio Preto. A residência será dividida entre momentos coletivos de formação com todo o grupo e momentos específicos voltados a cada área de atuação. As atividades integram práticas de criação cênica, construção coletiva de dramaturgia, composição musical, processos de produção colaborativa, intervenção urbana, figurino e adereços — sempre em diálogo com o território e com as experiências das participantes. 
Como o fluxo da água que bifurca e se reencontra, a oficina convida à escuta, à troca e à criação em fluxo: corpos, saberes e memórias que se entrelaçam.
Eixos de atuação da residência: Coro Cênico – Canto, Dramaturgia e Atuação; Produção; Figurino e Adereços; Música e Percussão; e Direção para Espaços Não-Convencionais (online). 
Equipe formadora: Eliana Monteiro (direção); Isis Madi e Natália Sá (dramaturgia e atuação), Rafaela Gimenez (figurino), Cynthia Margareth (produção), e Melissa Maranhão e Rafaella Nepomuceno (voz, canto e percussão).

Oficina Artista Produtor – Criando um Pré-Projeto Teatral com Paixão e Potencial Lucrativo 
Coordenação: Juliana Martins
Datas: 19 e 20 de julho, das 9h às 11h e das 11h30 às 13h30 
Vagas: 20 
Público-alvo: atores, diretores, autores, produtores e profissionais de teatro em geral, bem como profissionais da área cultural interessados em gestão.
Sinopse: a atividade objetiva a elaboração de um pré-projeto cultural a partir de uma necessidade pessoal de expressão artística de cada participante, equilibrando paixão e potencial lucrativo, com vistas à autonomia financeira e à autogestão da carreira. Serão abordados temas como: do conceito à produção, como estruturar um espetáculo; planejamento financeiro e orçamento realista; direitos autorais e escolha do texto; dicas para captação de recursos; cronograma: ensaios, montagem, temporada e turnê; e estrutura de um projeto cultural.

Bios:

Juliana Martins é atriz com 40 anos de carreira, produtora cultural autodidata, fundadora da Bubu Produções Artísticas, com mais de 15 produções realizadas e turnês nacionais e internacionais. Experiência em teatro, TV e cinema.

Cíntia Barreto (assessoria didático-pedagógica do projeto) é mestra em Educação, professora de empreendedorismo para atores na Faculdade CAL-RJ, especialista em gestão de projetos culturais, com experiência em comunicação e produção cultural.

Oficina de Palhaçaria para Intervenções Sociais – Tudo Está em Jogo
Orientação: Beatriz Sayad e Agustina Pezzani
Datas: 19 e 20 de julho, das 9h às 14h
Vagas: 20 pessoas
Público-alvo: Pessoas com experiência em palhaçaria ou outras artes cênicas, maiores de 16 anos e com interesse em intervenções em espaços públicos
Sinopse: Neste workshop intensivo, serão compartilhadas ferramentas aprendidas e desenvolvidas em diversas experiências das orientadoras como palhaças e, especificamente, em suas intervenções em hospitais.
Serão trabalhados:
-Compreender que o espaço, as coisas e as pessoas são nossos companheiros de jogo e
nos relacionamos com eles a partir de lógicas inesperadas e extra cotidianas;
-Pensar com os pés;
-Encontrar e escolher outros caminhos que não sejam os mais rápidos. O ritmo do corpo;
-Capacidade de identificar problemas e (in)capacidade de resolvê-los;
-Ajustar-se. Ação primordial do palhaço.
“Não se trata de ser interessante, mas de estar interessada no mundo.” (Avner The Eccentric).

Bios:

Beatriz Sayad é autora, atriz, diretora e tradutora, formada em Letras pela PUC - Rio de Janeiro. Desde 1991 integra a Companhia Finzi Pasca, com a qual atuou nas peças Donka, La Veritá, Per Te, Nuda, Luna Park; e nas óperas Einstein on the Beach e Maria de Buenos Aires, espetáculos apresentados em mais de 20 países. Atuou como palhaça de hospital com os Doutores da Alegria (Brasil) por 10 anos e foi coordenadora artística desse grupo no Rio e em São Paulo.

Agustina Pezzani é atriz, artista cênica e gestora cultural. Mestre em Artes Cênicas, com especialização em Teatro Físico (Accademia Dimitri - Suíça). Trabalhou por 11 anos como palhaça em hospitais no Uruguai, Áustria, Portugal e Dinamarca. É membro cofundadora da organização uruguaia "Payasos Medicinales". Desde 2016 trabalha como artista independente criando espetáculos entre a Europa e a América Latina. É criadora e atriz do espetáculo "Mi casa llena de peces", que apresentou na Suíça, em Portugal e no Uruguai.

Oficinas - Centro Cultural Sesi Rio Preto – FIT Rio Preto 2025:
Inscrições: gratuitas, a partir de 10 de julho (quinta-feira), por meio do site riopreto.sesisp.org.br, pelo Sistema Meu Sesi
Local: Centro Cultural Sesi Rio Preto - Sala Uso Múltiplo  
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 4656 - Vila Elvira

OFICINAS DE ARTES CÊNICAS

Oficina “Barulhos e Quinquilharias” 
Com Cia. Teatro de Riscos com Marcelo Evangelisti e Karol Nurza com Marcelo Evangelisti e Karol Nurza 
Data e horário 19/07/2025 (sábado) às 10h 
Número de vagas para a oficina - 25 vagas 
Carga horária - 2 horas 
Faixa etária indicada – livre

A oficina é direcionada ao público infantil, crianças interessadas em teatro, em jogos teatrais e improviso em cena. Faixa etária de 7 a 12 anos. Descrição da oficina - A Oficina propõe a investigação do barulho como composição para cena teatral. Onde quer que estejamos, o que ouvimos é basicamente ruído. Seja os carros nas ruas, o canto dos pássaros nas árvores, as fábricas em produções, o cachorro do vizinho e outras milhares de coisas. A partir desse contexto, a proposta é resignificar o som que pode ser produzido a partir de qualquer coisa. Para isso, é necessário que cada participante leve um objeto sonoro, que de alguma forma tenha um valor sentimental particular, seja lá qual for o objeto, seja lá qual for o sentimento para com ele. Um objeto que os participantes tenham apreço. Através de jogos cênicos e experimentações sonoras, as crianças poderão experimentar improvisações a partir da sonoridade dos objetos que escolheram.

Oficina de iniciação a manipulação de bonecos e formas animadas - O TREM – COMPANHIA DE TEATRO 
Com Deinha Baruqui e Léo Campos 
Data e horário: 26/07/2025 (sábado) às 10h 
Número de vagas para a oficina: 16 pessoas 
Carga horária: 2h 
Faixa etária indicada: A partir de 8 anos 
Material do Aluno: Levar um utensílio doméstico ou objeto de sua preferência. Ir com roupa confortável. Proposta da oficina: A Oficina pretende propiciar aos participantes uma iniciação básica ao trabalho de manipulação de bonecos e formas animadas. O treinamento de manipulação de bonecos se dará a partir de jogos teatrais, experimentações práticas e atividades lúdicas de expressão corporal. Experimentaremos diversas técnicas de manipulação e criação de cenas a partir da criatividade dos participantes, do uso de objetos do dia-a-dia e dos próprios bonecos do espetáculo “O Que Mora no Escuro”.

OFICINAS DE ARTES VISUAIS PROJETO ESPAÇO GALERIA

Oficina Maracatu rural - Estandarte: identidade e arte 
Data e horário: 
18/07/2025 (sexta-feira) às 16h 
24/07/2025 (quinta-feira) às 16h 
Número de vagas para a oficina - 35 vagas 
Carga horária – 1 hora 
Faixa etária indicada - Livre 
Descrição da oficina - Maracatu é manifestação cultural, cores e arte. A partir disso a Equipe Educativa do Sesi Rio Preto propõe nesta oficina que os participantes confeccionem uma bandeira do tipo estandarte bem colorida e vibrante, trazendo suas heranças e identidades culturais, preservando a memória e a cultura do nosso povo e sua diversidade. A atividade é um desdobramento da exposição "Maracatu rural" em cartaz no Espaço Galeria do SESI Rio Preto.

Oficina Maracatu rural – pipas coloridas 
Data e horário 
19/07/2025 (sábado) às 16h 
25/07/2025 (sexta-feira) às 16h 
Número de vagas para a oficina - 20 vagas 
Carga horária – 1 hora 
Faixa etária indicada - Livre 
Descrição da oficina - Os brinquedos são uns dos primeiros contatos culturais na nossa infância, pra algumas gerações a pipa foi um dos principais, talvez para outras idades ela não seja tão presente. A equipe educativa do Sesi rio preto propõe essa oficina de confecção de pipas coloridas para resgatar e preservar a memória desse brinquedo simples e típico da nossa cultura. A atividade é um desdobramento da exposição "Maracatu rural" em cartaz no Espaço Galeria do SESI Rio Preto.

Oficina Maracatu rural – miçanga, arte e cor 
Data e horário 
20/07/2025 (domingo) às 16h 
26/07/2025 (sábado) às 16h 
Número de vagas para a oficina - 20 vagas 
Carga horária – 1 hora 
Faixa etária indicada - Livre 
Descrição da oficina - Na cultura do Maracatu, as vestimentas e acessórios tem características marcantes, a partir disso a Equipe educativa do Sesi Rio Preto propõe essa oficina de confecção de pulseirinhas de miçangas, personalizadas e vibrantes. 
A atividade é um desdobramento da exposição "Maracatu rural" em cartaz no Espaço Galeria do SESI Rio Preto.

Com Comunicação Social - Pref. de Rio Preto

+ Stnews

Lançamento do livro e exposição ''O Andar da Fé'' acontece em Rio Preto

Nesta noite (dia 8), às 19h30, na Praça 4 de Eventos do Riopreto Shopping, será realizado o lançamento do livro-reportagem (Serifa Editora, 152 páginas) e a abertura da exposição “...

Leia +

Quarta edição do festival de leitura da casa de criar celebra a mulher na literatura

Evocando a literatura feita por, para e sobre mulheres, a casa de criar promove, de 13  a 16 de julho, em sua sede na região norte de São José do Rio Preto,...

Leia +

Temporada de Fotografia de São José do Rio Preto lança concurso inédito em homenagem ao Jorge Etecheber

Fotógrafo que registrou a cena cultural rio-pretense por mais de duas décadas, Jorge Etecheber (1968-2024) ganha homenagem especial na terceira edição da Temporad...

Leia +

Riopreto Shopping recebe lançamento da nova HQ ''Chico Bento - Viola'', de Orlandeli

Como parte da campanha de férias de julho, o Riopreto Shopping realiza um evento especial para os fãs de quadrinhos e cultura brasileira. No dia 12 de julho, às 9...

Leia +

Centro Cultural Vasco promove arraial e mostra teatral em Rio Preto

Arte, tradição e identidade cultural movimentam o Centro Cultural Vasco com o Festival Virada Caipira: um cavalo de pau no sertão, a partir deste sábado (di...

Leia +