CULTURA

"FALzim: uma dobra no tempo" – Literatura, Resistência e Ancestralidade em Diálogo

"FALzim: uma dobra no tempo" – Literatura, Resistência e Ancestralidade em Diálogo
O evento contará com um bate-papo com Olívio Jekupe e Jovina Renhga, com mediação de Carolina Manzato
📸 Divulgação

Em uma celebração à riqueza da literatura indígena e ao poder da palavra como instrumento de resistência e transformação, será lançado o livro "FALzim: uma dobra no tempo", fruto da parceria entre as editoras Casa de Criar e Jekupe. O evento, que contará com um bate-papo com Olívio Jekupe e Jovina Renhga, com mediação de Carolina Manzato, acontecerá no Sesc de São José do Rio Preto, dia 14 de dezembro. 

A obra, de autoria coletiva, resgata os ecos do festival literário FALzim: diversidade de infâncias – realizado em março de 2023 na Biblioteca Municipal de São José do Rio Preto –, uma iniciativa que ultrapassou as barreiras físicas e simbólicas, celebrando a pluralidade das infâncias e homenageando Olívio Jekupee sua família. A família trouxe consigo a literatura nativa familiar e seus modos de pensar e viver, promovendo desconstruções fundamentais e tensionando a lógica colonial capitalista que permeia a sociedade.

Com relatos, registros e reflexões, o livro é um convite à escuta e ao aprendizado profundo, integrando textos de Olívio Jekupe, JovinaRenhga, Tiago Nhandewa e Raul Marques, além de contribuições da equipe de produção e convidados do festival. A capa, assinada por Mauricio Negro, e o projeto gráfico de juny kp!,aliados aos registros visuais de Ruy Barbosa Júnior, dão vida à publicação.

Para Carolina Manzato, "É uma honra dividir a autoria de um livro com o escritor Olívio Jekupe! Fico profundamente agradecida e feliz com essa parceria pela possibilidade de dobrar o tempo e refazer a homenagem de 2023, agora gravada no papel."Afirmou.

Olívio é um indígena aldeado, profundamente antenado e crítico, atuante na luta pelos direitos dos povos originários, contra o marco temporal. Nós, pessoas urbanizadas, temos muito o que aprender com Olívio, com Jovina, sua companheira, com a relação de profundo amor e pertencimento que eles têm perante a vida, com as demais pessoas que os cercam, com os animais e as florestas.

Estar junto deles é resistir ao automático, à correria, à superficialidade. É fortalecer o vínculo com as sutilezas poéticas que pulsam o tempo todo ao nosso redor." Completou a escritora.

UM ENCONTRO QUE TRANSCENDE PALAVRAS

Além do lançamento, o evento contará com um bate-papo inspirador sobre temas que movem as lutas dos participantes: a produção literária indígena, a literatura nativa, questões territoriais e ambientais e o protagonismo feminino indígena. Olívio Jekupe, referência na literatura indígena, e Jovina Renhga, voz potente na luta pelos direitos das mulheres indígenas, compartilharão suas vivências, com a sensibilidade da mediação de Carolina Manzato.

Para envolver ainda mais os sentidos, o encontro contará com interlúdios musicais de Tupã Mirin, intérprete de cantos tradicionais guarani, que trará a força ancestral das casas de reza ao evento.

SOBRE OS PARTICIPANTES

​•​Olívio Jekupe: Escritor guarani com cerca de 30 livros publicados, traduzidos até na Itália, é um ativista que conecta cultura e infância em suas obras bilíngues.

​•​Jovina Renhga: Mulher do povo Kaingang, escritora e militante, celebra a força das mulheres indígenas em obras como Casa de Passagem: A Luta das Mulheres Indígenas.

​•​Tupã Mirin: Jovem guarani de Parelheiros-SP, sua música ressoa as raízes e rituais de seu povo.

​•​Carolina Manzato: Especialista em literatura para infâncias e gestora cultural, une sensibilidade acadêmica e prática na mediação de diálogos.

SERVIÇO

​•​Lançamento do livro "FALzim: uma dobra no tempo" e bate-papo com Olívio Jekupe e Jovina Renhga

​•​Data: 14/12/2024

​•​Local: Sesc São José do Rio Preto 

​•​Horário: 11h às 13h 

​•​Entrada gratuita

Este evento é um convite à reflexão, ao diálogo e à construção de um futuro que honre as raízes e celebre as diferenças. Participe e transforme-se!

Sobre o Festival FALzim

Realizado com recursos do PROAC 26/2022, o FALzim: diversidade de infâncias reuniu, em 2023, grandes nomes da literatura, educação e descolonização, como Sacolinha, Tiago Nhandewa e Gabriela Romeu. O evento celebrou a infância em sua pluralidade e a literatura como caminho de transformação.

Já o livro foi realizado com recursos da LEI PAULO GUSTAVO São José do Rio Preto, por meio da Secretária Municipal de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal / 2024.


+ Stnews

Companhia Azul Celeste abre processo do novo espetáculo Aquele que tem os pés inchados

Neste sábado (dia 28), às 20h, a Companhia Azul Celeste convida o público para o início do processo de seu mais novo espetáculo, Aquele que tem os pés inchados, q...

Leia +

Beyoncé abre show montada em cavalo no intervalo da NFL

Durante o intervalo da partida entre Houston Texans e Baltimore Ravens, da NFL  (Liga Nacional de Futebol Americano dos EUA), a contora Beyoncé se apresentou pela terce...

Leia +

‘Circo de família, a arte da resistência’ estreia em Rio Preto no Mercadão

Após emocionar o público em Votuporanga e Bálsamo, a exposição fotográfica “Circo de família, a arte da resistência” chegou a São José do Rio Preto no último sábado (dia 21)....

Leia +

Aldeia Materna recebe Dra. Roselin Lemos para roda de conversa e lançamento de livro

Fim de ano e precisamos, para além dos planejamentos do próximo ano, falar sobre cura. Estar entre mulheres que almejam estarem bem física e mentalmente. Pa...

Leia +

Sesc Rio Preto apresenta Chico Teixeira com Clássicos da música sertaneja.

Com um trabalho sólido na música popular e no sertanejo tradicional, Chico Teixeira tem se destacado como uma referência no Brasil. Ele é cantor, compositor, apre...

Leia +