CULTURA

Véspera de feriado tem abertura do Festival Pajubá com filmes gratuitos até dia 13

Véspera de feriado tem abertura do Festival Pajubá com filmes gratuitos até dia 13
Abertura acontece nesta sexta (dia 6), no Espaço Cultural Casa Nuvem, com exibição de três filmes
📸 Divulgação

Com exibição gratuita de 14 filmes de diversos gêneros, começa nesta sexta-feira (dia 6), e segue até 13 de setembro, em Rio Preto, o 2º Pajubá Festival, que nesta edição leva o nome de Cinemão Pajubá e tem foco na promoção da visibilidade e da representatividade da comunidade LGBTQIAPN+ no audiovisual brasileiro. O projeto é do Agrupamento Ir e Vir e acontece de forma itinerante, ocupando diferentes regiões da cidade.

Abertura

A programação no dia da abertura começa às 19h e marca a inauguração oficial do Espaço Cultural Casa Nuvem, no bairro Boa Vista, idealizado pelos artistas Isaac Ruy e Tiago Mariusso e dedicado a ações culturais e artísticas de formação, desenvolvimento e criação, contemplado na Lei Paulo Gustavo Estadual. Além do filme rio-pretense "O ventre do traviarcado", dirigido por Gaia do Brasil, que aborda a trajetória de luta e resistência da comunidade LGBTQIAPN+ brasileira sob a perspectiva de três travestis, o público poderá conferir o premiado curta maranhense de terror "Casa de Bonecas", eleito melhor direção de arte no 51º Festival de Cinema de Gramado, e "Fantasma Neon", estrelado por Dennis Pinheiro e Silvero Pereira, que no Festival de Locarno (Suíça) levou o Leopardo de Ouro como melhor curta-metragem internacional, também premiado no Festival de Cinema de Gramado (melhor filme do júri oficial, do júri da crítica, melhor direção e ator). 

Antes das exibições, tem um bate-papo com a pedagoga e palestrante em diversidade de gênero e inclusão Gabriela Masson.

Outras sessões

As demais exibições acontecem no dia 10 de setembro, no CEU das Artes Aristides dos Santos, no bairro Nova Esperança, que recebe o filme infantil "Pequeno", e no Centro Esportivo do Pinheirinho, no Solo Sagrado, palco de três produções: "Se Eu Tô Aqui é Por Mistério", "Todo romance termina assim" e "Mama - Africanos em São Paulo".

Já no dia 12, no Ibilce (Unesp), Jardim Nazareth, tem "Toda Noite Estarei Lá", "Travessias" e "Ana Rúbia". Por fim, dia 13, na Praça do Braile, no Jardim Aclimação, é a vez de "Pássaro Memória", "Penumbra", "Mixadxs" e "A Volta".

Todas as sessões são seguidas de bate-papo com o público sob mediação da produtora cultural e assistente social Lila Santiago e do ator, diretor e dramaturgo Tiago Mariusso, idealizador e coordenador do Pajubá, e os filmes têm acessibilidade em libras.

Programação diversificada

Ao todo, a programação do Pajubá Festival conta com filmes de oito estados brasileiros (Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo) e do Distrito Federal, representando três regiões do país, entre curtas, médias e longas-metragens de ficção e documentários, além de uma animação. As obras abarcam diferentes narrativas e temáticas relacionadas à comunidade LGBTQIAPN+, destacando suas raízes históricas e culturais, bem como gêneros cinematográficos, desde terror, drama, musical, ficção científica, suspense, até fantasia.

A seleção foi via edital de chamamento e uma comissão formada pelo diretor e dramaturgo Isaac Ruy, a artista plástica, maquiadora, professora de dança contemporânea e drag queen Gaia do Brasil e Tiago Mariusso foi responsável pela curadoria, que também norteou-se pela inclusão de pessoas idosas, pessoas com deficiência e a cultura da população negra e de povos originários.

"Procuramos diversificar a programação com filmes de vários estados e com temáticas que promovam reflexões para nossa cidade", diz Mariusso. Para Ruy, a qualidade dos trabalhos inscritos foi excelente e a programação proporcionará um rico panorama das produções nacionais. "Isso possibilita que o festival traga para uma cidade conservadora como São José do Rio Preto reflexões e debates valiosos, além do acesso às obras artísticas", analisa.

O projeto é viabilizado pelo Edital 12/2023, da Secretaria Municipal de Cultura/Lei Paulo Gustavo, de Apoio a Salas de Cinema e Cinemas Itinerantes.

SERVIÇO:

2º Pajubá Festival – Cinemão Pajubá

De 6 a 13 de setembro, em São José do Rio Preto (SP)

Realização: Agrupamento Ir e Vir, através do Edital 12/2023, da Secretaria Municipal de Cultura/Lei Paulo Gustavo, de Apoio a Salas de Cinema e Cinemas Itinerantes

Programação completa: @agrupamentoirevir no Instagram

Gratuito

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dia 6/09, sexta, 20h

Local: Casa Nuvem (Rua Presciliano Pinto, 838 , Boa Vista)

- O ventre do traviarcado. Trailer:

https://drive.google.com/drive/folders/15B9gv3OdOzwe2-izQypmrz4_h2GbllD8

- Casa de Bonecas. Trailer: https://vimeo.com/734412836

- Fantasma Neon. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=qZs5NkklfUw

Dia 10/09, terça, 10h e 14h 

Local: CEU das Artes Aristides dos Santos (Rua Robson Augusto Diaveiro, s/nº, Bairro Nova Esperança)

- Pequeno

Dia 10/09, terça, 20h

Local: Centro Esportivo do Pinheirinho (Rua Beatriz da Conceição, 340, Solo Sagrado)

- Se Eu Tô Aqui é Por Mistério. Trailer: https://vimeo.com/924983413

- Todo romance termina assim

- Mama - Africanos em São Paulo. Vídeo: https://drive.google.com/drive/folders/1P7eRbN-bHmq78ezfwkNFLEdkwH92vjsm

Dia 12/09, quinta, 20h

Local: Ibilce/Unesp - Auditório A (Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Nazareth)

- Toda Noite Estarei Lá. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=RJ4dM1v2JeQ

- Travessias. Trailer: https://vimeo.com/870884207

- Ana Rúbia. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=JyN8-NqETi8

Dia 13/09, sexta, 20h

Local: Praça do Braile (Rua Rio Xingu, 568-740, Jardim Aclimação)

- Pássaro Memória. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=NgSoYkydPnE

- Penumbra

- Mixadxs

- A volta

SINOPSES (por ordem alfabética):

A volta

Direção: Anny Stone. 2023, 16m30s. Recife/PE

A Volta se cerca das nuances sensíveis em relacionamentos transcentrados, e de algumas questões de nascimento, vida e morte travesti. Suzy (Sharlene Esse), depois de anos distante, chega à cidade para visitar sua filha Lia (Aurora Jamelo) e o marido Manu (Caeu Fidelis). Com o reencontro, segredos de todes serão revelados. Enquanto reflete sobre a relação entre mãe e filha, coloca em evidência o debate sobre o direito dos homens trans ao acesso de cuidados pré-natais.

Dirigido e escrito por Anny Stone, o argumento foi elaborado junto a Caia Maria Coelho e Pethrus Tibúrcio, cineastas e ativistas trans, responsáveis pelo projeto Tela Trans.

Ana Rúbia

Direção: Íris Alves Lacerda e Diego Baraldi de Lima. 2022, 15 min. Livre. Rondonópolis/MT

Brasil profundo. Entre derivas por uma cidade do interior de Mato Grosso às margens da BR-163, acompanhamos instantes da rotina de Ana Rúbia, que se prepara para o lançamento do livro "Memórias Escolares de Travestis".

O documentário foi eleito melhor filme no 16º Festival Visões Periféricas (RJ, 2023), recebeu o prêmio especial do júri no 9º FIA CINE - Festival Ibero-americano de Cinema (SP, 2022), e outros.

Casa de Bonecas

Direção: George Pedrosa. 2023, 15 min. 18 anos. São Luís/MA

Nós, três profetas imateriais de rosa, que seduzem com corpos brilhantes e desejos sombrios. Estaremos sempre dentro do coração um do outro. Dia após dia sofremos mutações e ficamos muito mais fortes.

Filme de terror experimental, a obra trata de vivências de pessoas LGBTQIAPN+ e teve sua estreia em janeiro de 2023 no Festival Internacional de Cinema de Roterdã (Holanda), o IFFR, e levou o prêmio de melhor direção de arte (por Jacksciene Guedes e Felipe Spooka) no 51º Festival de Cinema de Gramado, como curta-metragem, no mesmo ano. A equipe envolvida é egressa da Escola de Cinema do Maranhão.

Fantasma Neon

Direção: Leonardo Martinelli. 2021, 20 min. Rio de Janeiro/RJ

Um entregador de aplicativo sonha em ter uma moto. Disseram a ele que tudo seria como um filme musical.

Estrelada por Dennis Pinheiro e Silvero Pereira, a produção foi eleita melhor curta brasileiro do ano pela Abraccine. Sua estreia mundial aconteceu no Festival de Locarno (Suíça), onde levou o Leopardo de Ouro como melhor curta-metragem internacional. Também premiado no Festival de Cinema de Gramado (melhor filme do júri oficial, do júri da crítica, melhor direção e melhor ator). 

Mama - Africanos em São Paulo

Direção: Rafael Aquino. 2023, 17 min. Livre. Contagem/MG

A trajetória da senegalesa Diamu Fallow Diop, conhecida popularmente como

Mama África, possibilita atualizar o nosso olhar sobre a rica diversidade cultural dos povos africanos, que amplia e modifica os rumos dos fluxos migratórios da cidade de São Paulo e do Brasil.

Participou de importantes mostra como a 13ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema (SP) e 35ª edição do Kinoforum Festival Internacional de Curtas de São Paulo.

Mixadxs

Direção: Rose Alves. 2023, 21 min. Fortaleza/CE

A rotina de três DJs na cidade de Fortaleza, responsáveis pela programação musical em bares, restaurantes e festas alternativas, onde desempenham seu papel sem o protagonismo dos clubes mais consagrados ou grandes festivais de música eletrônica. Esses personagens nos mostram a complexidade do universo de Djs, revelando suas rotinas, desafios, expectativas e as dificuldades enfrentadas em um universo repleto de padrões e barreiras como etarismo, misoginia, transfobia e racismo.

O ventre do traviarcado

Direção: Maria Clara Ferré (Gaia do Brasil). 2024, 20 min. 18 anos. São José do Rio Preto/SP

Em 1986, no centro de São Paulo, três travestis se unem para morar sob o mesmo teto, na tentativa de sobreviver a repreensão policial pós ditadura conhecida como "Operação Tarântula", o início da epidemia do HIV/Aids, dando início ao primeiro movimento manifesto contra a violência policial. O elenco principal é formado por três travestis, Christina Martins, Stella She e Agatha Renard, assim como a diretora e roteirista, Gaia do Brasil, a produtora, Azulla. A produção conta com uma equipe de artistas da comunidade LGBTQIAPN+ rio-pretense.

Pássaro Memória

Direção: Leonardo Martinelli. 2023, 15 min. Livre. Rio de Janeiro/RJ

Um pássaro chamado Memória esqueceu como voltar para casa. Lua, uma mulher trans, tenta encontrá-la nas ruas do Rio de Janeiro, mas a cidade pode ser um lugar hostil.

A obra exibida em diversos festivais conta com Ayla Gabriela e Henrique Bulhões no elenco.

Penumbra

Direção: Jonathan Aguiar. 2023, 12 min. São Paulo/SP. Legenda descritiva.

Numa madrugada, Enzo é deixado sozinho em casa por sua mãe, Regiane, que saiu para trabalhar. Ao acordar e perceber que as luzes de sua casa não estavam funcionando, o menino se encontra sozinho e desamparado, até que recebe uma visita inesperada de sua avó, Marcélia.

Levou os prêmios de melhor atriz (Rose Mayer) e melhor ator (Renan Freitas) no 21º Curta Santos.

Pequeno

Direção: Linaldo Telles. 2023, 80 min. Livre. São José do Rio Preto/SP

Herman, um escritor que há muitos anos escreve sobre o mundo dos mares para fugir de sua solidão, narra as aventuras do Navio Pequeno e seus tripulantes: Minerva, uma moça valente e quixotesca, neta do famoso Capitão Ahab; Davi, um jovem judeu que sonha reencontrar sua mãe; Brasa Vermelha, um sábio indígena que adora se comunicar com os animais e Obi, um menino africano, que durante uma viagem é raptado pela poderosa Baleia Branca. Os jovens tripulantes conseguirão romper os mares e resgatar Obi? Essa jornada contra a supremacia e o preconceito, será a bússola que conduzirá nossos pequenos heróis em direção à liberdade, à igualdade e à fraternidade.

Livre inspiração em "Moby Dick", de Herman Melville, e outras histórias.

Se Eu Tô Aqui é Por Mistério

Direção: Clari Ribeiro. 2024, 22 min. 14 anos. São Paulo/SP

Novo Rio, 2054. A renomada bruxa Dahlia chega ao porto com uma missão: fundar o Clã mais poderoso que já existiu e, assim, derrotar a Ordem da Verdade. No futuro, muitas pessoas são trans - mas só algumas são bruxas.

Curta de suspense e fantasia estreado no Festival Internacional de Cinema de Roterdã (Holanda), o IFFR, em 2024.

Toda Noite Estarei Lá

Direção: Suellen Vasconcelos y Tati Franklin. 2023, 72 min. Vila Velha/ES

Impedida de frequentar o culto de sua preferência, Mel não desiste de professar a sua fé. Toda noite, ela prepara cartazes e os leva para a porta da igreja, à espera do dia que poderá voltar a entrar. Ao longo de anos marcados pela ascensão de um governo ultraconservador e pelas dificuldades trazidas por uma inesperada pandemia, o documentário acompanha a luta da cabeleireira transexual por fazer valer o seu direito constitucional à liberdade religiosa.

O documentário que acompanha a trajetória de Mel Rosário participou da Mostra Competitiva Brasileira do 12º Festival Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, em 2023, onde levou os prêmios de melhor direção e melhor atuação (Rosário).

Todo romance termina assim

Direção: Marco Aurélio Gal. 2023, 14 min. São Paulo/SP

Enfaixado escreveu um romance sobre seu término e vai lançá-lo no maior evento literário do país, a BasicCon. Lá, a polícia causa desordem ao censurar livros LGBTQI+, mas nenhuma revolta é maior quando seu ex aparece de surpresa no evento.

O filme fez parte da Mostra Competitiva de Curtas de Animação do Festival Rio LGBTQIA+ 2024. 

Travessias

Direção: Ana Graziela Aguiar. 2023, 22 min. Livre. Brasília/DF – Coprodução Brasil e Cuba

Uma carta de amor que une Brasil e Cuba. No filme Travessias, a diretora parte em uma longa viagem em busca de entender os sentimentos e transformações passadas por uma pessoa próxima. Neste caminho de dúvidas e inquietações, encontra Justin, um homem trans que vai auxiliá-la nesta travessia. Com um olhar poético e autorreferencial, a diretora nos convida a repensar nossos próprios preconceitos e limites em relação ao outro.

Prêmio de melhor ator (Justin Bernet Iraola) e direção na Mostra Universitária do Curta Taquary – Festival de Audiovisual, em 2024. Exibido em diversos outros festivais como 31º Festival MixBrasil e 13° Rio Festival de Cinema LGBTQIA+.


+ Stnews

Movimento artístico “SER TÃO” realiza novo ciclo no Riopreto Shopping em homenagem a Deraldo Clemente

O movimento artístico: o “SER TÃO” chega neste mês de outubro no Riopreto Shopping com exposição inédita e uma série de workshops, com curadoria de Oscar D´...

Leia +

Companhia Azul Celeste abre inscrições para oficina de criação de obras artísticas para e com pessoas surdas

A Companhia Azul Celeste segue com o projeto em comemoração aos 35 anos de história, viabilizado pelo Edital Retomada da Funarte, do Ministério da Cultura, Govern...

Leia +

Premiado espetáculo ''Nasci pra ser Dercy'', com Grace Gianoukas, retorna a Rio Preto com duas apresentações

O premiado monólogo “Nasci pra ser Dercy”, estrelado por Grace Gianoukas e escrito e dirigido por Kiko Rieser, presta uma homenagem a Dercy Gonçalves, uma d...

Leia +

Mandingueiras da Pracinha estreiam seu primeiro projeto de contação de história voltado para adultos

Duo de contação de história formado pelas brincantes Paula Castro e Camila Signorini, as Mandingueiras da Pracinha, de São José do Rio Preto, conceberam uma obra voltad...

Leia +

Companhia Azul Celeste recebe espetáculo ''Dos confins do beleléu'' no Ciclo de obras artísticas em processo

A Companhia Azul Celeste divulga mais uma atividade da programação de seus 35 anos com um ensaio aberto do espetáculo Dos confins do beleléu, da Cia Abayomi, de ...

Leia +