A EcoNoroeste informa que entrarão em operação, nos próximos dias, 20 novos radares em trechos sob sua concessão, além dos três já ativados na última sexta-feira (dia 10). Segundo o Diário Oficial do Estado de São Paulo, também de 10 de janeiro, quatro novos equipamentos começarão a trabalhar nesta sexta-feira (dia 17). Já na próxima segunda-feira (dia 20), de acordo com o que foi veiculado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, ontem (13/01), passarão a funcionar outros 16 novos radares.
Radares em operação desde 10 de janeiro de 2025
Rodovia Washington Luís (SP-310):
Quilômetro 394+460m, pista norte, sentido capital- interior, em Catiguá (SP).
Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Quilômetro 424+270m, pista norte, sentido capital- interior, em Cedral (SP).
Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326):
Quilômetro 343+760m, pista sul, sentido interior-capital, em Jaboticabal (SP).
Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Radares em operação a partir de 17 de janeiro de 2025
Rodovia Washington Luís (SP-310):
Quilômetro 434+600m, pista norte, sentido capital-interior, em São José do Rio Preto (SP).
- Velocidade máxima permitida: 90km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Quilômetro 438+160m, pista norte, sentido capital-interior, em São José do Rio Preto (SP).
- Velocidade máxima permitida: 90km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Quilômetro 446+000m, pista norte, sentido capital-interior, em Mirassol (SP).
- Velocidade máxima permitida: 90km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326):
Quilômetro 363+510m, pista norte, sentido capital-interior, em Taquaral (SP).
- Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Radares em operação a partir de 20 de janeiro de 2025
Rodovia Washington Luís (SP-310):
Quilômetro 240+400m, pista norte, sentido capital-interior, em São Carlos (SP).
- Velocidade máxima permitida: 90km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Quilômetro 271+550m, pista norte, sentido capital-interior, em Araraquara (SP).
- Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Quilômetro 319+900m, pista sul, sentido interior-capital, em Matão (SP).
- Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Quilômetro 390+290m, pista norte, sentido capital-interior, em Catanduva (SP).
- Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Quilômetro 426+850m, pista norte, sentido interior-capital, em Cedral (SP).
- Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326):
Quilômetro 328+000m, pista norte, sentido capital-interior, em Guariba (SP).
- Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Quilômetro 343+960m, pista norte, sentido capital-interior, em Jaboticabal (SP).
- Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Quilômetro 351+900m, pista norte, sentido capital-interior, em Jaboticabal (SP).
- Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Rodovias Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333).
Quilômetro 104+540m, pista oeste, sentido Ribeirão Preto-Borborema, em Jaboticabal (SP).
- Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Quilômetro 118+240m, pista oeste, sentido Ribeirão Preto-Borborema, em Jaboticabal (SP).
- Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Quilômetro 118+800m, pista leste, sentido Borborema-Ribeirão Preto, em Jaboticabal (SP).
- Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Quilômetro 122+650m, pista leste, sentido Borborema-Ribeirão Preto, em Jaboticabal (SP).
- Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Quilômetro 145+200m, pista oeste, sentido Ribeirão Preto-Borborema, em Taquaritinga (SP).
- Velocidade máxima permitida: 100km/h para veículos leves e 80km/h para pesados.
Quilômetro 147+800m, pista oeste, sentido Ribeirão Preto-Borborema, em Taquaritinga (SP).
- Velocidade máxima permitida: 100km/h para veículos leves e 80km/h para pesados.
Quilômetro 150+300m, pista oeste, sentido Ribeirão Preto-Borborema, em Taquaritinga (SP).
- Velocidade máxima permitida: 100km/h para veículos leves e 80km/h para pesados.
Quilômetro 173+320m, pista oeste, sentido Ribeirão Preto-Borborema, em Itápolis (SP).
- Velocidade máxima permitida: 100km/h para veículos leves e 80km/h para pesados.
Novos radares
Esses novos radares fazem parte dos 45 equipamentos que serão instalados no trecho da EcoNoroeste. A ação integra o contrato de concessão assinado pela empresa com o Governo do Estado de São Paulo. O projeto prevê um a cada 10 quilômetros de estrada, passando por 17 cidades: São Carlos, Araraquara, Matão, Pindorama, Catanduva, Catiguá, Uchoa, Cedral, São José do Rio Preto, Mirassol, Guariba, Jaboticabal, Bebedouro, Sertãozinho, Barrinha, Taquaritinga e Itápolis.
Os locais de instalação levantados e indicados pela EcoNoroeste, a partir de um mapeamento das áreas com índice de maior gravidade e fatalidade, foram previamente aprovados pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP).
As operações estão sendo liberadas de acordo com as homologações do DER-SP e publicações no Diário Oficial. Os radares são mantidos e operados pela concessionária, em cumprimento à obrigação estabelecida pelo contrato de concessão. O DER-SP é responsável pelo processamento dos registros e pela aplicação e cobrança das multas por excesso de velocidade.
Os equipamentos representam mais um item importante para aumentar a segurança e diminuir os acidentes nas rodovias sob responsabilidade da EcoNoroeste. Dados da concessionária mostram que em 2024 houve uma redução de 29% na gravidade e 19% na fatalidade das ocorrências. Só no último trimestre de 2024, foi registrada uma diminuição de 57% de acidentes fatais nos trechos da empresa.
Para cada novo radar, a EcoNoroeste faz prévia e ampla divulgação, utilizando placas, faixas e Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), alertando os usuários para o início da operação. A relação dos novos equipamentos poderá ser conferida nas redes sociais da concessionária.
Sobre a EcoNoroeste
A EcoNoroeste é uma concessionária do grupo EcoRodovias, responsável pela administração de cinco rodovias no interior de São Paulo. A empresa iniciou suas operações em 2023, gerenciando as rodovias Washington Luís (SP 310), Brigadeiro Faria Lima (SP 326) e Carlos Tonanni, além de Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mario Gentil (SP 333). Em 2025, a EcoNoroeste assumirá a gestão de mais 158 quilômetros de estradas. Este trecho representa um importante corredor logístico para o transporte de produtos agropecuários e fertilizantes, contribuindo significativamente para a eficiência e a segurança das operações de transporte na região.
Sobre a EcoRodovias
A EcoRodovias é a operadora com maior extensão de malha rodoviária do país. Controlada pelo Grupo ASTM, atualmente administra 11 concessões de rodovias, que somam 4,7 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A companhia está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável, a EcoRodovias mantém metas para alcançar novos patamares em reduções nas emissões de CO2, segurança, diversidade, equidade e inclusão. Como resultado de suas práticas, a empresa integra importantes carteiras da B3 relacionadas a práticas ESG, tais como índices de Sustentabilidade, Diversidade e Governança. Para mais informações, acesse www.ecorodovias.com.br.
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