O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra a meningite bacteriana. A partir desta terça-feira (dia 1º), o reforço vacinal em crianças de 12 meses será feito com a vacina ACWY, que protege contra quatro cepas da meningite: A, C, W e Y. Até então, a vacina disponibilizada neste reforço é a meningocócica C, que protege apenas contra a cepa C.
São José do Rio Preto já está preparada para seguir a nova diretriz do Ministério da Saúde e todas as crianças que forem vacinadas a partir desta terça-feira, 1º/7, receberão a dose de reforço com a vacina meningocócica ACWY.
A vacinação contra a meningite bacteriana está incluída no Calendário Nacional de Vacinação do SUS. A primeira dose é aplicada aos três meses de vida e a segunda dose aos cinco meses, ambas com a vacina meningocócica C. Já reforço é feito a partir dos 12 meses, agora, com a vacina ACWY.
Para os adolescentes de 11 a 14 anos, o Ministério da Saúde inclui outro reforço, que já é feito com a vacina meningocócica ACWY.
Crianças que já completaram o esquema com as duas doses da vacina meningocócica C e o reforço com a mesma vacina, não serão revacinadas com a ACWY neste momento. Já aquelas que ainda não foram vacinadas aos 12 meses poderão receber a dose de reforço com a ACWY.
A gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Barcelos, destaca a importância da ampliação: “A meningite é uma doença muito grave, que pode evoluir rapidamente, com risco de sequelas ou até óbito. Com a introdução da vacina ACWY aos 12 meses, ampliamos significativamente a proteção das nossas crianças, alcançando mais cepas com uma única dose".
Proteção contra a meningite
Além das vacinas meningocócica C e meningocócica ACWY, as vacinas BCG, Pentavalente e Pneumocócicas protegem contra outros tipos de meningites. Todas estão incluídas no Calendário Nacional de Vacinação do SUS.
O que é meningite?
A meningite é a inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Essa inflamação pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou, em casos raros, por reações a medicamentos ou processos autoimunes. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez da nuca, entre outros. A transmissão pode ser por contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Já o tratamento varia conforme a causa, e pode incluir o uso de medicamentos.
Onde se vacinar?
As vacinas contra a meningite são essenciais para a prevenção da doença. As doses estão disponíveis nas salas de vacina das unidades básicas de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Três salas de vacina funcionam em horário ampliado: UBSs São Deocleciano e João Paulo II/Jaguaré, até 18h30, e UBS Solo Sagrado até 19h. Para se vacinar, é necessário apresentar os documentos pessoais e a carteira de vacinação.
Confira o endereço das unidades clicando aqui.
Com Letícia Greco / Pref. de Rio Preto
+ Stnews
Inscrições para concorrer às bolsas do Prouni começam nesta segunda
As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta segunda-feira (dia 30) e vão até 4 de julho. Os candidatos que pretend...
Leia +Chat GPT pode impactar negativamente a aprendizagem, diz instituto
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, alertam para os impactos negativos que a inteligência artificial (IA) pode ter sobr...
Leia +Tech Summit abre exposição de robôs no shopping e segue movimentando Rio Preto com ações de inovação
O Rio Preto Tech Summit 2025 segue agitando a cidade com uma série de eventos que antecipam a programação oficial de agosto. Nesta quinta-feira (dia 3), o Riopreto Shopping recebe ...
Leia +Quina de São João: prêmio estimado aumenta para R$ 250 milhões
As cinco dezenas da 15ª edição da Quina de São João serão sorteadas hoje (dia 28), a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, em São Paulo, com transmissão a...
Leia +Dólar cai para R$ 5,49 com derrubada de alta do IOF e inflação menor
No dia seguinte à derrubada do decreto que elevava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o mercado financeiro teve um dia de tranquilidade. O dólar caiu e voltou a fic...
Leia +